Estudo de mercado
Este tipo de estudo levanta todos os dados necessários para apoiar o processo de decisão de investimento num novo hotel ou ampliação de um já existente.
No aspecto da DEMANDA, são analisados todos os potenciais geradores de demanda hoteleira, como exemplo: turismo de lazer, de negócios, de feiras e eventos, tripulações, religioso, saúde, acadêmico, social, esportivo e de compras. Essa análise define o público-alvo do hotel.
Levantamento detalhado da OFERTA hoteleira (concorrentes). Se divide em ATUAL (hotéis em operação) e FUTURA (em construção), incluindo, visitas técnicas e avaliação. São organizados em categorias e identificados quais serão os reais concorrentes do hotel em estudo (set competitivo).
Análise detalhada da LOCALIZAÇÃO do futuro hotel. No aspecto macro (logística, vetores de crescimento da cidade, acessos à cidade, investimentos futuros e impactos) e micro (adequação do terreno ao projeto, proximidade a pontos de interesse, qualidade do acesso e visibilidade do hotel, oferta de serviços nas proximidades, segurança e qualidade do entorno).
Análise SWOT completa e detalhada dos pontos fracos e fortes, dos riscos e oportunidades do hotel proposto.
Análise socioeconômica e demográfica para identificar e antecipar tendências na economia da cidade.
Projeção de taxas de ocupação e diárias médias, receitas, custos operacionais e lucro na operação do hotel proposto.
Os relatórios são apresentados de forma didática com o uso de tabelas, gráficos e mapas.